Image
Topo
Menu
23 de fevereiro de 2017

Site responsivo, aplicativo ou versão celular?

Qual a melhor forma de fazer seu site adaptável a celulares e tablets?

Otimização para dispositivos móveis hoje em dia é uma necessidade e isso não surpreende. De acordo com o StatCount, em outubro de 2016 o uso de dispositivos móveis ultrapassou o uso de computadores desktop e laptops, correspondendo a 51,3% dos acessos à internet no mundo, contra 48,7% dos computadores. É uma tendência que vem se consolidando há anos, e certamente irá continuar. No entanto, existem algumas diferentes opção para tornar seu site mais fácil de navegar e acessível quando visto em pequenas telas de celulares e tablet. Entenda qual a melhor para o seu negócio:

  1. Web site responsivo
  2. Web site versão celular
  3. Aplicativo para celular

Vamos esmiuçar os prós e contras de cada opção.

Web site responsivo

Web site responsivo permite ter um único site que automaticamente se adapta a qualquer tamanho de tela, de qualquer dispositivo. Isso é feito ao adaptar o conteúdo, menu de navegação, design e métodos de interação para prover o mesmo conforto e usabilidade ao usuário de dispositivo móvel que o usuário de computador desktop tem.

Relax-Interior-free-bootstrap-responsive-website-template[1]

Vantagens:

  1. Um único website. É mais fácil administrar um único site para todos os dispositivos.
  2. Uma única URL. Isso certifica que os usuários encontrarão seu site sem esperar por redirecionamentos, o que é útil principalmente em conexões lentas.
  3. SEO facilitado. Não há necessidade de criar conteúdo específico para dispositivos móveis, podendo se aproveitar dos mesmos benefícios de otimização para mecanismos de buscas que seu site em versão desktop tem.
  4. Marketing facilitado. Sem trabalho extra para o departamento de marketing promover seu site versão celular.
  5. Baixo custo. Matemática simples — um site é mais barato que dois.

Desvantagens:

  1. Um único site. Ter apenas um site para todos os dispositivos pode ser fácil para você, mas nem sempre para seus usuários. Muitas vezes você precisará colocar ênfase diferente na mesma página, a fim de maximizar as conversões usando as vantagens da plataforma.
  2. Experiência do usuário (UX). Celular oferece uma experiência completamente diferente do desktop, por isso ter um site único, mesmo responsivo, pode prejudicar o seu UX geral em ambas as plataformas. Se você tentar satisfazer ambos os usuários móveis e desktop com a mesma interface de usuário, você pode acabar satisfazendo ninguém.

Web site versão celular

Um site para celular é projetado especificamente para dispositivos móveis, considerando todas as limitações e oportunidades da plataforma. Ao desenvolver um site móvel você deve ter em mente o pequeno tamanho de tela, métodos de interação (toque) e velocidade de conexão limitada (3G / 4G). O conteúdo deve ser facilmente acessível, de carregamento rápido e legível. Como há um monte de dispositivos móveis com diferentes tamanhos de tela e tipos de interação, é impossível criar um site por tipo de dispositivo. Assim, mesmo o seu site versão celular tem que ser um pouco responsivo para caber em todas as telas.

Há também alguns princípios a serem seguidos ao desenvolver um site para celular, como organizar o conteúdo em um layout de coluna para uma interface de usuário mais ergonômica.

 a062d1df40a3baef495373f5d455038f[1]

Vantagens:

  1. Experiência do usuário (UX). Parabéns! Você tem um site que é especificamente otimizado para dispositivos móveis, considerando todos os benefícios e limitações da plataforma, para que você tenha um bom terreno para criar um UX bonito e utilizável.
  2. Velocidade. Seu site será carregado rápida e facilmente em plataformas móveis.
  3. Custo. Construir um site móvel não é uma opção barata, em comparação com o design web responsivo, mas ainda assim você pode obter um preço muito razoável para o valor.
  4. Aproveite a pesquisa local. Os motores de busca tendem a fornecer boa UX quase tanto quanto você, então nos resultados de busca locais sites móveis otimizados têm melhores chances de classificação.
  5. Imediatamente acessível. Embora não seja uma vantagem extra sobre os sites responsivos, mas ainda desempenha seu papel em comparação com aplicativos nativos, onde os usuários têm que passar por download e processos de instalação.

Desvantagens:

  1. Vários URLs. Seu cliente tem que lembrar pelo menos dois URLs, ou de outra forma ser redirecionado para o site móvel, o que leva alguns segundos. O site móvel também precisará de um trabalho de SEO.
  2. Manutenção. Você terá que manter dois sites.
  3. Não é universalmente compatível. Você tem que considerar que existem dois tipos diferentes de dispositivos móveis: touchscreen e teclado de navegação. Um único site para dispositivos móveis não funcionará da mesma maneira em todos os tipos de dispositivos.

Aplicativo para celular

Um aplicativo nativo é um software desenvolvido especificamente para dispositivos móveis. Aplicativos nativos não são comuns entre todos os dispositivos, pois são feitos para um sistema operacional específico. Os usuários precisam baixar o aplicativo principalmente de uma loja específica do sistema operacional, como o Google Play ou a Apple Store e instalá-lo no dispositivo móvel.


A maior coisa sobre aplicativos é que eles são flexíveis e permitem que você tenha não só as mesmas coisas que está no site da área de trabalho, mas também empregam impressionantes recursos móveis específicos, como o uso de câmera, clique para ligar botões, dados GPS ou NFC , Contatos ou galerias etc.

iOS-7-Style-Weather-App-GUI-PSD[1]

Vantagens:

  1. Experiência de usuário. Aplicativos nativos podem ter UX melhor do que qualquer outra solução de otimização móvel.
  2. Acessibilidade e rapidez. As aplicações podem funcionar mesmo sem ligação à Internet, disponibilizando todas as suas informações a qualquer momento. E se você tiver a sorte de ter um codificador experiente e virtuoso, seu aplicativo também será carregado rápido e sem problemas!
  3. Tudo o que você pode imaginar. Aqui é onde você pode e deve pensar fora da caixa e ficar criativo. Plataforma móvel, especialmente com a navegação touch screen, dá-lhe massa de recursos para trabalhar com a fim de fornecer UX excelente.
  4. Visibilidade. Depois que um usuário instalou seu aplicativo em um dispositivo móvel, ele permanece lá, mostrando-se com seu ícone exclusivo no menu de aplicativos.

Desvantagens:

  1. Não acessível em todos os dispositivos. Seu aplicativo é criado apenas para um sistema operacional específico e isso significa que ele não funcionará em dispositivos com sistemas operacionais diferentes.
  2. Adeus flexibilidade. Todas as atualizações de aplicativos terão de ser submetidas e aprovadas pela App Store todas as vezes, o que pode levar até algumas semanas. Nem todos os usuários ficarão felizes com atualizações freqüentes e alguns ficarão com a versão mais antiga de qualquer maneira.
  3. É muito caro. O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis nativos é claramente a solução mais cara.
  4. Marketing e SEO. Uma estratégia de marketing completamente diferente deve ser aplicada para sua promoção de aplicativo para dispositivos móveis e você pode precisar de ajuda de um profissional de marketing móvel.

Então, qual solução é a melhor para o seu negócio?

Para responder a esta pergunta você deve considerar seus objetivos de negócio. Claro, não há nenhuma razão pela qual uma empresa não pode ter tanto um site móvel e aplicativo nativo. Ou você pode optar por ter um site responsivo para desktop e tablets, um site móvel para telefones celulares e também ser apresentado com um aplicativo móvel nativo em cada uma das lojas de aplicativos do sistema operacional. Isso basicamente depende da escala de seu negócio e do orçamento que você está disposto a alocar para o projeto.

Se você tiver conteúdo atualizado com freqüência, um site com design responsivo é facilmente atualizar e administrar. Se a sua empresa necessita de uma plataforma multiplataforma com UX impecável e um excelente desempenho, os aplicativos nativos superam a concorrência.

Assim, quando tomar uma decisão final sobre qual dos métodos de otimização móvel para escolher, tenha em mente três keystones: seus objetivos de negócios, seu orçamento e recursos da indústria.

Todas estas soluções podem muito bem trabalhar em conjunto e complementar uns aos outros. Mas uma coisa é clara: a melhor solução é a que funciona melhor para o seu usuário!

Envie um comentário