Image
Topo
Menu
16 de abril de 2015

A importância dos padrões web na criação de sites

Criação de Sites E os Padrões WebNa criação de sites, é comum que a ênfase seja dada ao visual e funcionalidade do mesmo. No entanto, a tecnologia usada para seu desenvolvimento pode contribuir bastante para melhorar as questões de acessibilidade, privacidade, segurança e internacionalização, enquanto ajuda a equilibrar a velocidade, equidade, e qualidade na Internet.

Criado em 1994,  o W3C é uma comunidade internacional que articula os padrões da web, com o intuito de fazer os websites funcionarem e serem exibidos de modo igual em todos os navegadores de internet.

Sites feitos dentro dos padrões W3C são multi-plataforma, o que significa que além de funcionarem em qualquer navegador, eles também podem ser acessados via telefones celulares, leitores de tela, navegadores de texto, televisores interativos e outros dispositivos.

Por outro lado, sites que não usam protocolos W3C serão lentos para carregar, o que pode frustrar os visitantes. Eles não irão funcionar bem com todos os navegadores, o que poderia eliminar muitos visitantes potenciais. E eles não irão funcionar de forma tão eficiente com motores de busca, o que poderia reduzir seu posicionamento nas buscas e tornar mais difícil para as pessoas encontrarem seu site.

Veja as principais vantagens de um site desenvolvido de acordo com os padrões web:

A aparência consistente

Com código compatível com os padrões, todos os estilos são definidos separadamente em um arquivo CSS central. Isso significa que o conteúdo não depende do visual. A separação da camada de design (estilo) do conteúdo dá uma aparência consistente a cada página do seu site.

Melhora seu posicionamento nas buscas

A criação de sites usando os padrões da Web não permitem que haja desordem no código. Com menos confusão na leitura do código, os motores de busca têm mais facilidade de rastreamento do seu site. Um site compatível também será indexado com mais precisão.

Fácil de manter

Ter um site compatível com os padrões web torna o mesmo muito mais fácil de manter, uma vez que o código é mais limpo e legível. Além disso, a W3C oferece um conjunto de regras que todos os desenvolvedores podem acompanhar, entender e se familiarizar. Quando um desenvolvedor cria um site de acordo com as normas, outro será facilmente capaz de atualizar ou finalizar o projeto, tal qual o desenvolvedor original.

Poupa dinheiro em atualizações

Um código fácil de manter também significa que o tempo que levará para alguém atualizar o seu site será reduzido e você, consequentemente, economizará dinheiro.

Compatibilidade com diferentes navegadores

Seguir as normas irá facilitar que seu site seja exibido o mais consistentemente possível em todos os navegadores.  A maioria dos Padrões Web são projetados levando em consideração a compatibilidade reversa e futura. Isso significa que as páginas codificadas com versões antigas das normas ainda terão suporte em novas versões de navegadores, enquanto as páginas codificadas com as novas versões das normas irão degradar graciosamente para produzir um resultado aceitável em navegadores mais antigos.

Mais acessível

Os padrões web tornam mais fácil a exibição do conteúdo de um site em diferentes dispositivos, como telefones celulares, PDAs, leitores de tela, etc. Isso também é importante para as pessoas que usam navegadores incomuns, incluindo os navegadores de voz e Braille.

Carregamento mais rápido

Já que websites compatíveis são devidamente estruturados, o código mais limpo e organizado ajuda a diminuir o tamanho do arquivo e o tempo de download.

Padrões do W3C são a principal razão da web funcionar tão bem hoje e a garantia de que ela irá funcionar ainda melhor no futuro. Os padrões são bons para web designers e para os usuários da Internet, e deve ser uma parte integrante de qualquer projeto web design. 

Este artigo está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Licença Creative Commons

Envie um comentário